Quinta-feira, 8 de Janeiro de 2009

Circulação Pulmonar

 

 

 

O sistema circulatório assegura a circulação do sangue no organismo, garantindo o transporte de nutrientes e de oxigénio para as células e de produtos de excreção das células para os órgãos excretores.
Nesse trajecto consideram-se dois tipos de circulação: a circulação pulmonar ou pequena circulação e a circulação sistémica ou grande circulação.
 
A circulação pulmonar inicia-se no ventrículo direito, quando o sangue venoso, rico em dióxido de carbono, sai do ventrículo pela válvula semilunar para a artéria pulmonar, que se ramifica em dois vasos, um para cada pulmão. Dentro dos pulmões o sangue venoso circula em vasos cada vez mais estreitos, até atingir os capilares. Os capilares contactam directamente com as unidades funcionais dos pulmões, os alvéolos pulmonares, e aí ocorrem as trocas gasosas responsáveis pela transformação do sangue venoso em arterial, devido à passagem de dióxido de carbono dos capilares para os alvéolos e de oxigénio no sentido contrário. O sangue arterial, rico em oxigénio, regressa então ao coração pelas vénulas, que se reúnem em vasos maiores, as veias pulmonares e entra na aurícula esquerda. Na aurícula esquerda o sangue arterial passa para o ventrículo esquerdo e daí vai ser bombeado para todo o corpo, iniciando-se assim a circulação sistémica.
 
                                                                                  

publicado por Luís Dias às 13:58
link do post | comentar | favorito
blogs SAPO

.subscrever feeds