Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009

Roda dos alimentos

A roda dos alimentos foi criada no final da década de 70, do século XX, por uma equipa de profissionais portugueses ligados à saúde.

Como, desde essa altura, os hábitos alimentares mudaram bastante, surgiu a necessidade de a actualizar, tendo sido concebida uma “nova” roda dos alimentos, apresentada em Dezembro de 2003.

A área atribuída a cada grupo da roda dos alimentos corresponde à quantidade relativa em que os respectivos alimentos devem ser ingeridos. Diariamente devem ser consumidos alimentos de todos os grupos da roda e deve-se variar o máximo possível os alimentos, respeitando sempre as proporções indicadas.

 

Compõem a roda dos alimentos os seguintes grupos:

- Cereais, derivados de cereais e tubérculos: constituem importantes fontes de glícidos, vitaminas e fibras alimentares. Pertencem a este grupo o trigo, o centeio, o arroz, o pão, as massas alimentícias e as batatas.

 

- Produtos hortícolas: são muito ricos em vitaminas (A e C), sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e fibras alimentares. São exemplos de elementos deste grupo a couve, o agrião, a cenoura, o alho, a abóbora e o feijão verde, entre outros.

 

- Frutos: são ricos em vitaminas (A e C) e sais minerais (sobretudo potássio). Quando as cascas são consumíveis, desde que bem lavadas, tornam-se importantes fornecedores de fibras alimentares. A manga, a laranja, o pêssego, a maçã, a pêra, o morango, a papaia e a banana são alguns dos elementos deste grupo.

- Lacticínios: são fontes preciosas de proteínas, vitaminas e sais minerais (sobretudo cálcio). Leite, queijo, iogurte e requeijão fazem parte deste grupo.

 

- Carne, pescado e ovos: fornecem generosas quantidades de proteínas, vitaminas e sais minerais (fósforo, ferro e iodo) ao organismo. São exemplos de elementos deste grupo o bife, a pescada, o frango, o polvo e os ovos.

 

- Leguminosas: são importantes fontes de glícidos, proteínas, fibras alimentares, vitaminas (B e C) e sais minerais (cálcio, fósforo e zinco). O feijão, a ervilha, a fava, o grão-de-bico, a lentilha e a soja, pertencem a este grupo.

 

- Gorduras: fornecedores de lípidos e eventuais fontes de vitaminas lipossolúveis (D e E). Encontram-se neste grupo o óleo, o azeite e a manteiga.

 

- Água: faz parte da constituição de todos os alimentos e é indispensável, em abundância, no regime alimentar de qualquer pessoa.

 

 

 


publicado por Luís Dias às 20:00
link do post | comentar | favorito
blogs SAPO

.subscrever feeds