Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009

Tabaco

O cigarro apresenta na sua composição três elementos fundamentais: a nicotina (aumenta a pressão arterial e o ritmo cardíaco e é responsável pela dependência do fumador), o monóxido de carbono (gás tóxico que, ao ligar-se à hemoglobina reduz a capacidade do sangue para transportar o oxigénio) e o alcatrão (conjunto de várias centenas de substâncias químicas, algumas das quais cancerígenas, provocando a obstrução e irritação nos pulmões).

Numerosos estudos confirmam a associação entre o tabagismo e o aparecimento de várias doenças, com destaque para o cancro e diversas doenças dos sistemas respiratório e circulatório.

O tabagismo é um factor de risco não apenas para o próprio fumador, mas também para aqueles que, não o sendo, se encontram frequentemente expostos ao fumo – fumadores passivos. O fumo passivo é essencialmente grave para grávidas, crianças e asmáticos.

Os fumadores passivos sofrem efeitos resultantes da exposição ao fumo, tais como irritação nos olhos, tosse e aumento dos problemas alérgicos e cardíacos.

 

 


publicado por Luís Dias às 21:20
link do post | comentar | favorito
blogs SAPO

.subscrever feeds