Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2009

Factores que influenciam a saúde

Vacinação – as vacinas protegem o organismo de certas doenças, muitas delas fatais.

A vacinação tem como objectivos a prevenção de determinadas doenças e a protecção contra determinados agentes infecciosos (podendo desencadear imunidade). O Programa Nacional de Vacinação, gratuito, destina-se a toda a população e veio diminuir o impacte de doenças na saúde pública bem como a erradicação de algumas doenças.

 

Rastreios - Os rastreios voluntários de certas doenças e em muitos casos o diagnóstico precoce evita graves problemas de saúde.

Os rastreios servem para estudar determinado órgão ou sistema de órgãos. Realizam-se temporariamente, são gratuitos e de carácter voluntário. O seu principal objectivo é prevenir e detectar determinadas doenças, bem como sensibilizar as populações para hábitos de vida saudáveis.

 

Ordenamento do território - A criação de infra-estruturas é essencial para o estabelecimento de condições sanitárias e garantir condições de higiene das populações.

 

Stress - A actividade física regular, uma alimentação saudável e o número de horas de sono adequado, ajudam a prevenir o estado de ansiedade e depressões.

O stress é uma situação de tensão que depende de vários factores e que afecta o nosso organismo. Quando experimentado em situações esporádicas não constitui qualquer problema e faz parte das nossas reacções "normais".

Contudo, se for sentido em excesso e não for devidamente tratado/acompanhado pode levar ao aparecimento de outras doenças como, por exemplo, a depressão.

 

Assistência médica - Ir ao médico regularmente de modo a prevenir e a detectar situações que põem em risco a nossa saúde.

 

 


publicado por Luís Dias às 15:00
link do post | comentar | favorito
blogs SAPO

.subscrever feeds