Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009

Sistema reprodutor feminino

As gónadas sexuais femininas são os ovários, que produzem os gâmetas sexuais femininos – óvulos, e as hormonas sexuais femininas.

As vias genitais femininas, canais responsáveis pela condução dos óvulos, são constituídos pelas trompas de Falópio, pelo útero e pela vagina. Os órgãos genitais externos femininos compreendem os grandes lábios (mais externos) e os pequenos lábios (mais internos), que são pregas cutâneas, o clítoris (pequeno órgão sensível) e o orifício genital, por onde abre a vagina. A este conjunto de órgãos genitais externos chamamos vulva.

 

Ovários – órgãos em forma de amêndoa, localizados na cavidade abdominal e parcialmente recobertos pelos pavilhões das trompas de Falópio.

 

Trompas de Falópio – 2 órgãos em forma de tubo, que estabelecem o contacto entre os ovários através de uma zona em forma de funil (pavilhão da trompa) e o útero.

 

Útero – órgão em forma de pêra invertida, que possui uma espessa parede muscular, sendo a sua zona inferior cilíndrica e abrindo na vagina, através do colo do útero. É o local onde se fixa o embrião em caso de gravidez.

 

Vagina – canal flexível, que se insere no colo uterino e que abre para o exterior através da vulva.

 

 

 


publicado por Luís Dias às 10:45
link do post | comentar | favorito
blogs SAPO

.subscrever feeds