Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009

Sistema reprodutor masculino

 

 

As gónadas ou glândulas sexuais masculinas são os testículos. É também aqui que é segregada a testosterona (hormona sexual masculina). Os testículos localizam-se fora da cavidade abdominal, num saco exterior – o escroto.

As vias genitais masculinas, canais responsáveis pelo armazenamento e condução das células sexuais masculinas até ao exterior são os epidídimos, os canais deferentes e a uretra. É nos epidídimos que se dá a maturação das células sexuais masculinas, os espermatozóides, ou seja é o local onde eles se tornam férteis e móveis. Os canais deferentes conduzem os espermatozóides até à uretra, que por sua vez serve para expulsar a urina e o esperma até ao exterior.

Os órgãos genitais, que se encontram na parte externa do corpo, são o pénis e o escroto. O pénis é um órgão sexual que conduz os espermatozóides e a urina até ao exterior. É constituído por tecido esponjoso e atravessado pela uretra. O escroto é a bolsa que contém os testículos.

As glândulas anexas masculinas, responsáveis pela produção de secreções indispensáveis há sobrevivência dos espermatozóides, são as vesículas seminais e a próstata. As vesículas seminais são glândulas que segregam o líquido seminal, muco rico em substâncias que servem de alimento aos espermatozóides. A próstata é a glândula que produz o líquido prostático, viscoso e alcalino que garante a sobrevivência e a mobilidade dos espermatozóides e neutraliza a acidez da vagina.

 

 

 


publicado por Luís Dias às 10:50
link do post | comentar | favorito
blogs SAPO

.subscrever feeds