Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009

Puberdade

A puberdade corresponde ao período de crescimento em que ocorre o desenvolvimento sexual, geralmente associado a um crescimento repentino. A puberdade acarreta uma série de mudanças físicas e mentais que levam os jovens, rapazes e raparigas, a desenvolverem características que lhes permitem a reprodução.

As mudanças morfológicas e fisiológicas da puberdade são progressivas, desenvolvendo-se durante três ou quatro anos. Verificam-se, em geral, entre os 12 e os 15 anos nas raparigas, e entre os 13 e os 16 nos rapazes. Durante este período, os órgãos genitais e todo o organismo se transformam. A criança torna-se adolescente e depois adulto com a capacidade de se reproduzir.

 

É na fase da puberdade que:

 - Ocorre um conjunto de transformações no sistema reprodutor (aparecimento da primeira menstruação nas raparigas e possibilidade da libertação de esperma - ejaculação - nos rapazes);

 

- Se desenvolvem os caracteres sexuais secundários (traços físicos que distinguem os homens das mulheres, que não estão directamente envolvidos na reprodução).

 

 

 


publicado por Luís Dias às 10:55
link do post | comentar | favorito
blogs SAPO

.subscrever feeds